/
Cartão de crédito/débito

Cartão de crédito/débito

O Cartão de crédito/débito é um método de pagamento eletrónico, gerido através do gateway de pagamento Stripe.

Além de ser largamente usado em todo o mundo, tem a vantagem que, por ser eletrónico, a reserva será automaticamente atualizada quando o pagamento for efetuado pelos seus hóspedes.

 

Nas FAQs abaixo encontra toda a informação que precisa de saber sobre este método.
Pode também consultar o artigo principal: Módulo motor de reservas.

 

Encontre mais informações no vídeo abaixo. Para ainda mais detalhes aceda ao guia de ajuda, na sua conta Ynnov.

FAQs:

Quando o hóspede realiza uma reserva e seleciona este método de pagamento, a cobrança é feita mediante as suas configurações.

Caso o valor seja cobrado com sucesso, a reserva é criada e fica no estado Confirmado, ou seja, é efetiva. Caso não seja possível efetuar a cobrança com sucesso, a reserva nem chega a ser criada.

O método de pagamento Cartão de crédito/débito é gerido através do gateway de pagamento Stripe. Antes de mais, deverá informar-se junto da Stripe sobre as condições em vigor.

Caso tenha interesse em disponibilizar este método, o primeiro passo é:

Pode obter mais informações sobre como criar a sua conta em: https://support.stripe.com/questions/getting-started-with-stripe-create-or-connect-an-account .

 

Importante:

A Stripe inicialmente disponibiliza dados de teste (_teste) e só depois os dados definitivos (_live), que são aqueles que vai necessitar para inserir no software da Ynnov. Solicite essa ativação à Stripe.

Uma vez criada a sua conta, deverá inserir os dados no software Ynnov, para ativar a integração. Para isso:

  • Aceda ao Menu do utilizador (canto superior direito do ecrã);

  • Selecione o submenu Marketplace;

  • Filtre pela categoria Pagamentos;

  • Selecione a opção Stripe e clicar em Adicionar conexão;

  • Na janela que abre preencha com os campos:

    • Public key;

    • Secret key;

  • Clique em Conectar.

 

Após proceder à integração com a Stripe, deverá:

  • Aceder ao Menu do utilizador (canto superior direito do ecrã);

  • Selecionar o submenu Configurações;

  • Clicar na opção Motor de reservas;

  • Percorrer a página até à secção Métodos de pagamento;

  • Ative o switcher (deverá ficar cinza escuro) para ativar o método de pagamento por cartão de crédito/débito;

  • Neste método de pagamento tem ainda a possibilidade de ativar pagamentos parciais (FAQ 4) e a retenção do valor da caução (FAQ 5).

 

Importante:

A Stripe inicialmente disponibiliza dados de teste (_teste) e só depois os dados definitivos (_live), que são aqueles que vai necessitar para inserir no software da Ynnov. Solicite essa ativação à Stripe.

Os pagamentos parciais apenas estão disponíveis para pagamentos via Stripe. Ativar estes pagamentos permite-lhe receber um valor no pagamento inicial (valor em % a ser pago pelo hóspede no momento da reserva (pode ser 0) e cobrar o restante valor no pagamento remanescente (definindo um número de dias de antecedência em relação ao check-in em que o valor deve ser cobrado).

 

Para ativar os pagamentos parciais, deverá:

  • Em primeiro lugar, ter o método de pagamento por cartão de crédito/débito ativo (FAQ 3);

  • Posteriormente, aceda ao Menu do utilizador (canto superior direito do ecrã);

  • Selecione o submenu Configurações;

  • Clique na opção Motor de reservas;

  • Percorra a página até à secção Métodos de pagamento;

  • Ative o switcher em Cartão de crédito/débito;

  • Ative o switcher em Pagamentos parciais (deverá ficar cinza escuro);

  • Defina a percentagem do total da reserva que deve ser cobrada no pagamento inicial (o valor pode ser 0);

  • A percentagem do pagamento remanescente é calculada com base na percentagem definida no pagamento inicial;

  • No campo abaixo, preencha com o número de dias de antecedência em relação ao check-in com que o pagamento remanescente deverá ser cobrado (o valor pode ser 0 fazendo com que o pagamento seja cobrado no dia do check-in);

  • Clique em Gravar.

No caso particular de receber uma reserva via motor de reservas após a data que tem definida como sendo o momento de pagamento do segundo pagamento, não haverá lugar à possibilidade de existirem pagamentos parciais. Desta forma, o valor afeto à reserva será cobrado na sua totalidade, no momento em que o hóspede inserir os dados do cartão.

Para pagamentos através de cartão de crédito/débito tem a possibilidade de ativar a retenção de um valor de caução. Por definição, o valor da caução é cativado na conta do hóspedes por um período de 7 dias, que se inicia no momento de cativação que definir nas configurações (X dias antes da data de check-in). Durante este período, o valor não é retirado da conta do hóspede, apenas fica cativo. Ou seja, é bloqueado e o hóspede fica impedido de usá-lo.

 

Para configurar a retenção do valor de caução, em primeiro lugar deverá ativar o método de pagamento por cartão de crédito/débito (FAQ 3);

  • Posteriormente, aceda ao Menu do utilizador (canto superior direito do ecrã);

  • Selecione o submenu Configurações;

  • Clique na opção Motor de reservas;

  • Percorra a página até à secção Métodos de pagamento;

  • Ative o switcher Caução (deverá ficar cinza escuro);

  • Terá de ler e aceitar os termos e condições afetos às cauções (mais informações na FAQ 6) e colocar um visto no campo Tomei conhecimento da informação acima prestada e aceito as condições aplicáveis;

  • Depois, defina o valor em € da caução;

  • Defina o número de dias de antecedência relativamente ao check-in com que o valor deve ser caucionado;

  • Se pretender que, seja efetuado um pedido de extensão do período de caucionamento sem cobrança dos valores ao hóspede, deverá confirmar se a sua conta Stripe é do tipo IC+, ativando o switcher (deverá ficar azul);

  • No campo Caso não seja aceite a extensão do período de caucionamento, ou se a sua conta Stripe não for do tipo IC+, a caução deve ser cobrada ao hóspede?, ative o switcher se pretende que o valor da caução seja cobrado ao hóspede caso o banco do hóspede se recuse a conceder uma extensão do período de caucionamento de 7 para 30 dias, ou no caso de a sua conta Stripe não ser o tipo IC+. Ao ativar esta opção o valor será cobrado efetivamente, em vez de caucionado. Nesse caso, terá de gerir manualmente o reembolso ao hóspede (se aplicável). Ambas as operações poderão acarretar custos para si.

  • Clique em Gravar.

 

Nota: Apenas as contas Stripe do tipo IC+ permitem que seja feito um pedido de extensão do prazo caucionável de 7 para 30 dias, quando a duração da reserva assim o justifica. Ative esta opção caso tenha a certeza que a sua conta Stripe é do tipo IC+. Caso não seja (ou não tenha a certeza) e queira beneficiar do pedido de extensão do prazo caucionável, deverá contactar a Stripe diretamente para obter mais informações e proceder à alteração do tipo de conta. Quando a alteração tiver sido feita com sucesso, deverá voltar a este menu e ativar esta opção.

Os Termos e condições que deve aceitar ao configurar as cauções permitem-lhe ter o conhecimento profundo da funcionalidade e das configurações que são necessárias, tanto na sua conta Ynnov como na sua conta Stripe. Leia abaixo, os teremos e condições na íntegra:

Através da integração da Ynnov com a Stripe, é possível ativar a captura de uma caução nas reservas efetuadas através do motor de reservas Ynnov, em que o método de pagamento selecionado pelo hóspede é o cartão de crédito/débito. Por definição, o valor da caução é cativado na conta do hóspede por um período de 7 dias, que se inicia no momento de cativação que definiu nas configurações do motor de reservas da sua conta Ynnov (X dias antes da data do check-in). Durante este período, o valor não é retirado da conta do hóspede, apenas fica cativo. Ou seja, é bloqueado e o hóspede fica impedido de usá-lo. Enquanto decorre o período de cativação, o valor pode ser cobrado efetivamente por si, se assim se justificar (habitualmente, isto é feito no dia do check-out). Quando efetua a cobrança, aí sim o valor é retirado da conta do hóspede. Findo o período de cativação, se não tiver efetuado a cobrança, o valor é libertado novamente na conta do hóspede.
Contudo, dependendo da duração da reserva, em alguns casos os 7 dias de cativação não serão suficientes para atingir a data de check-out. Ou seja, a antecedência da criação da caução somada à duração da reserva, ultrapassam os 7 dias, o que levará a que o valor vá libertado antes de ter a oportunidade de fazer a verificação pós check-out e avaliar se há necessidade de cobrar, ou não, o valor da caução. Quando isso acontece, dependendo de qual o tipo da sua conta Stripe e das configurações que inserir na sua conta Ynnov, existem vários cenários possíveis. que inserir na sua conta Ynnov, existem vários cenários possíveis.

Se a sua conta Stripe é do tipo IC+:

Quando é necessário um período caucionável superior a 7 dias, imediatamente é feito um pedido automático de extensão do período caucionável até 30 dias. A aprovação ou não deste pedido de extensão é determinada pela rede do cartão de crédito/débito do hóspede, bem como pelas definições específicas da conta do hóspede associada a esse cartão.

Se o pedido de extensão for aprovado, o valor é então caucionado por até 30 dias.

Se o pedido de extensão for recusado, cabe-lhe a si determinar o que quer que aconteça, consoante as configurações que definir na sua conta Ynnov:

  • Se definiu que, em caso de recusa de extensão, o valor da caução deve ser cobrado na conta do hóspede, a cobrança será feita de imediato. Note que, nesse caso, o valor será mesmo retirado da conta do hóspede e que este processo implicará, para si, os custos de comissão de pagamento da Stripe. Note ainda que se, no fim da reserva, for necessário fazer a devolução do valor da caução ao hóspede, este processo terá de ser assegurado manualmente por si, externamente à Ynnov, e que poderão aplicar-se também custos por parte da Stripe.

  • Se definiu que, em caso de recusa da extensão, o valor da caução não deve ser cobrado, o valor será caucionado na conta do hóspede apenas por 7 dias. Findo este período, se não for cobrado por si, o valor é libertado (ou seja, à data de check-out o valor já terá sido libertado e já não será possível fazer a cobrança).

Se a sua conta Stripe não é do tipo IC+:

As contas Stripe que não sejam do tipo IC+ não incluem a possibilidade de fazer pedido de extensão de prazo caucionável. Ou seja, mesmo nos casos em que, devido à duração da reserva, seja necessário um período caucionável mais longo, isto não é passível de ser feito e o limite serão sempre os 7 dias.

Aquilo que poderá fazer é determinar, na sua conta Ynnov, qual o procedimento a aplicar quando o período caucionável termina antes da data do check-out:

  • Se definiu que, nestes casos, o valor da caução deve ser cobrado na conta do hóspede, a cobrança será feita de imediato. Note que, nesse caso, o valor será mesmo retirado da conta do hóspede e que este processo implicará, para si, os custos de comissão de pagamento da Stripe. Note ainda que se, no fim da reserva, for necessário fazer a devolução do valor da caução ao hóspede, este processo terá de ser assegurado manualmente por si, externamente à Ynnov, e que poderão aplicar-se também custos por parte da Stripe.

  • Se definiu que, nestes casos, o valor da caução não deve ser cobrado, o valor será caucionado na conta do hóspede apenas por 7 dias. Findo este período, se não for cobrado por si, o valor é libertado (ou seja, à data de check-out o valor já terá sido libertado e já não será possível fazer a cobrança).

 

Chamamos a sua atenção para o facto de que a todo este processo se aplicam os termos e condições da sua conta Stripe, bem como os custos determinados pela mesma, pelo que se deverá informar junto da Stripe sobre quaisquer questões que tenha.

Para o ajudarmos a encontrar, de forma mais fácil e rápida, os dados que necessita para proceder à integração da Stripe com a Ynnov, preparamos-lhe um breve guia de todos os passos que devem ser realizados:

stripe.png
  • Aceda ao menu Desenvolvedores no topo da página;

  • Aceda ao separador Chaves da API;

  • Copie os campos relativos a Stripe Publishable Key e Stripe Secret Key;

  • No software Ynnov:

    • Aceda ao Menu do utilizador (canto superior direito);

    • Selecione o submenu Marketplace;

    • Filtre pela categoria Pagamentos;

    • Selecione a opção Stripe e clicar em Adicionar conexão;

Seguidamente deverá:

  • Na janela que abre preencha com os campos:

    • Public key;

    • Secret key;

  • Clique em Conectar.

Após proceder à integração com a Stripe, deverá:

  • Aceder ao Menu do utilizador (canto superior direito do ecrã);

  • Selecionar o submenu Configurações;

  • Clicar na opção Motor de reservas;

  • Percorrer a página até à secção Métodos de pagamento;

  • Ative o switcher (deverá ficar cinza escuro) para ativar o método de pagamento por cartão de crédito/débito.

 

Nota: Tenha em atenção que a conta tem que estar verificada e o modo de teste tem que estar desativado como aparece no topo da página da imagem acima. As chaves corretas, têm o formato “pk_live_…” e “sk_live_…”. Caso as chaves que estão associadas aos campos sejam “pk_test_…” e “sk_test_…”, significa que estão em modo de teste e que deverá verificar a sua conta.

Related content